quinta-feira, 7 de março de 2013

Itália 9 dias!

Lembro que após ter voltado do Halloween na Noruega meu próximo passo era Natal e Ano novo na Itália. Não! Desta vez não seriam apenas 3 dias e sim 9! :)


O meu roteiro (qual não mudaria nada) foi: 

- Roma - 2 dias

- Nápoles e Pompéia - 1 dia (bate e volta de Roma)

- Florença - 1 dia

- Pisa e Lucca - 1 dia (bate e volta de Florença)

- Viena - 1 dia

- Verona - 1 dia

- Saída de Milão - 2 dias


Pode-se também começar este roteiro por Milão e ir descendo para Roma. Optei por esta ordem, pois cheguei em Roma no Dia 24/12/2011 e queria passar o Natal na cidade do Vaticano, ver o papa e tal. E virar o ano em Milão.

Voei de Air Lingus de Dublin a Roma em 24/12 pela manhã. Cheguei no aeroporto Leonardo da Vinci e na saída segui as placas que indicavam ônibus para Roma.

Por ser uma cidade extremamente visitada o ano inteiro você facilmente encontra um centro turístico na saída do aeroporto e pode pegar um mapa se quiser. Como estava cheio e eu tinha meu mapa do Google maps impresso fui direto ao ônibus. Recomendo sempre ir com um breve mapa para chegar ao hostel. Economiza um tempo legal, fora que andar com as malas é muito incômodo.

Fiquei no Hostel Alessandro Palace & Bar Rua Vicenza 42, Roma. Ótimo hostel! Ficaria novamente sem dúvida! O hostel serve pizza de graça em alguns dias da semana, mas como fui na semana do natal serviram panetones e chocotones o que tbm foi excelente hahaha...

Encontrei uma colega vinda tbm da Irlanda que ficou no mesmo hostel, comemos e fomos na estação já garantir ao passes de trem para Florença! Nós já tínhamos o ticket da Interrail, mas tivemos que pagar a taxa de reserva que não é inclusa. Na época o ticket “One country pass” para a Itália de 3 dias saiu por 75 euros (barato comparado a hoje) a taxa de reserva foi de 10 euros (acabei fazendo de todos os trens que iria precisar) e depois fomos passear. Na Itália tem opção de comprar bilhete de metrô para 1 ou mais dias (não vou postar os preços, pois alteram com frequência), mas vale muito a pena! A noite fomos ao Vaticano, pois queríamos ver o Papa (nem sou religiosa), mas parecia ser a coisa mais diferente que eu podería fazer naquele momento. Havia uma fila enorme e demoramos saber que para assistir a missa do Galo devería ter um convite =/ ... Não conseguimos ver a missa, mas o papa Bento XVI apareceu na janela e acenou para o público. No final acho que não poderia ter sido melhor.


A Praça do Vaticano é muito linda! Ficamos tirando fotos por um bom tempo depois voltamos ao hostel! No hostel ainda naquela noite conheci mais uma brasileira que estava viajando sozinha e duas irmãs argentinas muito legais. Ficamos no bar do hostel e conhecemos mais 3 rapazes brasileiros e pronto! No dia seguinte já tínhamos um grupo de 8 pessoas pra curtir Roma.

Um funcionário do hostel nos informou (para nossa alegria) que o Coliseu iria ser de graça para visitas no dia 25/12. Corremos dormir para levantar bem cedo no dia seguinte!

Era bem cedo quando pegamos o metrô para o Coliseu, é bem fácil andar de metrô por Roma tem um perto de todos os pontos turísticos, porém não espere estações limpas e trens de ponta. Aliás me surpreendeu a quantidade de lixo dentro das estações de metrô.

Metrô de Roma

Ah! O Coliseu!! Nunca vou me esquecer!! Saindo logo da estação encontramos o monumento! Lembro que quando o vi parei e fiquei por alguns instantes com a boca aberta! É realmente imponente. Aliás tudo na Itália é imponente! 


Não havia uma grande fila para entrar, então logo entramos e fomos curtir o coliseu. Não havia guias para quem entrasse de graça, portanto o esquema foi mais passear, curtir e poder se dar conta de que se estava em tal lugar histórico!

Após a visita ao coliseu, ficamos sabendo que o Papa estaria em uma missa pública no vaticano, corremos pra lá, mas só vimos o desfecho hahaha... é uma apresentação bonita até, mas não vimos o Papa. Uma fila começou a se formar e conseguimos também visitar a igreja do Vaticano de graça! Foi aberta ao público também!! Obrigada Itália pelo Natal que eu tive! :)

Saímos da Igreja do Vaticano por volta de 13 horas da tarde. Como estávamos com fome lembramos do lanche que fizemos com os pães e frios do café da manhã do hostel e comemos ali mesmo! Depois partimos para os próximos pontos turísticos.

Frente da igreja do Vaticano após a missa pública do Papa Bento XVI. 

Interior da igreja do Vaticano em 25 de dezembro de 2011. 

Chegando no metrô ficamos decepcionados de saber que o metrô havia fechado. Esquecemos de consultar, mas como era feriado de Natal, fechou. Também tivemos um leve prejuízos com os passes que compramos para o dia todo e não pudemos usar hehe...
Enfim... Sem metrô! Vamos andar!!! Eu posso dizer que andei Roma inteira... Nossa como andei! E estava calor, com sol forte apesar de ser inverno.
Os demais pontos turísticos estavam fechados, pois era semana de Natal. Infelizmente não visitei o museu do Vaticano, capela sistina ou Panthenon que estavam fechados, mas fica minha desculpa para voltar a Roma que sem dúvida merece ser visitada mais de uma vez!
A noite comemos pizza é lógico em um dos restaurantes em frente ao Panthenon.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

No terceiro fiz um tour de 1 dia a Nápoles e Pompéia saindo de Roma. Optei por fazer o tour, pois não tinha lido muita coisa boa sobre o caminho de trem para essas cidades. O pessoal que estava comigo se dividiu! Uns foram a Pisa e outros continuaram em Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário