sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Norway in a Nutshell

  Desta vez decidi passar três dias (feriado prolongado de Halloween) na Noruega. O principal motivo de ir pra lá foi o valor da passagem aréa partindo de Dublin para Oslo haha...

  Para quem chega na Noruega pelo aeroporto de Rygge pode pegar um ônibus que sai do próprio aeroporto para o terminal de ônibus de Oslo. O preço do ônibus é de 250 NOK para ida e volta ou 210 NOK preço para estudante ida e volta também. A duração da viagem é mais ou menos 1h10.

  Logo que sai do aeroporto na mesma calçada procure a placa A1 ‘bus to Oslo’. Os horários dos ônibus são de acordo com a chegada dos aviões, então não se preocupe porque a espera não será longa! E por conta do frio... Ainda bem!

Ônibus que leva do aeroporto de Rygge para Oslo.
    Eu já tinha um mapa da cidade de Oslo, então logo que cheguei no terminal de ônibus fui para o hostel fazer o check in e logo em seguida fui bater perna pela cidade.
  Oslo é encantadora! Cidade limpa, super bem estruturada com pessoas muito bonitas e também a cidade mais cara do mundo!

  A maioria dos pontos turísticos podem ser vistos a pé ou utilizando o metrô. A estação de trem fica ao lado do centro de informação turística que fica ao lado do Opera house que fica ao lado do... e assim vai...
 Não utilizei o metrô por não saber como e onde comprar e também porque não sabia sequer onde iria descer (não tinha um mapa muito bom) hehe... Passei na estação de trem para pegar meus tickets do passeio Norway in a Nutshell! O guichê da NBS (empresa de trem da noruega) fica embaixo do grande painel que indica as chegadas e partidas. Entreguei meu número de reserva e peguei meus tickets. No final após um bom tempo andando pela cidade fui jantar no Mc Donalds (não gosto, mas confesso que salva as vezes) e em seguida voltei para o hostel.
  
  Fiquei no hotel Perminalen. Muito bem localizado, limpo, camas confortáveis e café da manhã! O preço do quarto 46 euros (caro!), mas comparando os benefícios com outros hostels que vi em Oslo não estava tão mais caro.
  
  Fui nos 3 últimos dias de outono! Apesar de já quase ser inverno o clima não estava tão ruim! Entre 11 e 5 graus, contudo uma semana antes uma colega minha foi e pegou temperatura de -3! Então... acho que dei sorte! Enfim... 

  No segundo dia acordei cedo para pegar o trem para Bergen as 8:11! Iria começar o passeio...

Modelo de passe de trem da NSB (retirado pessoalmente). Existe outro modelo para quem pega nas máquinas.

  Precisei pedir informação na estação. Primeiro fui a uma lanchonete e os funcionários todos falavam inglês, depois  na plataforma pedi informação a um homem que limpava o local e este também falava inglês. Eu já havia lido que todos os cidadãos sabiam inglês e comprovei! Sabem mesmo! Incrível...
  Já no trem conheci um grupo de quatro garotos que moram atualmente na França para estudar engenharia. Conversamos por um bom tempo no trem e como eles fariam o mesmo percurso que eu acabei seguindo com eles o resto da viagem.

Roteiro do passeio Norway in a nutshell.

  Em Mydral logo que se desce do trem pode se ver o outro trem que leva para Flam. O caminho deste segundo trem é lindo! De acordo com o folder da viagem esta trilha é considerada a viagem de trem mais bonita do mundo! E realmente é uma hora de viagem que você nem percebe por ficar admirando a paisagem.
  Chegando em Flam tivemos uma pausa para comer. Achei um restaurante self-service mais sobremessa por 225 NOK. Logo depois sobrou tempo para algumas fotos, ver o museu e subir a bordo para a outra parte da viagem, aliás a parte mais esperada... OS FJORDES.


  O passeio pelos Fjordes dura acho que quase duas horas. Um tempo muito bem gasto, pois a paisagem é linda!
  
  Depois que descemos do barco pegamos um ônibus da excursão que nos levou para Voss. Lá pegamos um trem para Bergen (destino final). O passeio pode ser feito com a volta para Oslo ou partindo de Bergen terminando em Oslo. É bem flexível! Eu particularmente acho que para quem quer visitar a Noruega este passeio é perfeito, pois é uma forma de ir a Bergen conhecendo mais a bela paisagem local. Em Voss minha passagem de trem era para as 19:20, mas como havía um trem as 18:36 foi possível trocar. Ainda bem, pois estava muito frio para ficar lá no meio do nada esperando o trem.

  Cheguei em Bergen por volta de 8 horas da noite! Eu sem mapa segui para o lado errado, mas pedi informação para algumas pessoas (uma turista japonesa me deu o mapa dela que muito me ajudou) e finalmente consegui chegar no hostel.
  
  Em Bergen fiquei no YMCA Bergen Hostel. Bem... não foi o melhor hostel que já fiquei, mas pelo preço de 20 euros por apenas uma noite acho que valeu. Lembro que cheguei no hostel com dor de cabeça e um pouco de febre. Estava morrendo de frio e ainda tive que subir escadas e colocar a roupa de cama (uma coisa nada legal quando se está no segundo andar do beliche, morrendo de dor de cabeça). Mas sobrevivi...

  No dia seguinte queria acordar cedo para andar por Bergen sendo que meu trem para Oslo era somente as 10, mas ainda estava com dor de ceabeça e febre então tudo que fiz foi ficar na estação esperando o horário do trem. Depois mais 7 horas rumo a Oslo, porém sempre com uma bela paisagem.


  Depois disso já de noite em Oslo foi somente pegar o ônibus de volta para o aeroporto e depois de volta a Dublin.

...e em Dublin uma boa noite de sono no aeroporto!

3 comentários:

  1. Adoro relatos de viagem, Re. Bem que você poderia escrever mais vezes aquí no seu blog. Beijos e bom sábado.
    E.

    ResponderExcluir
  2. Renata,
    achei o seu blog por acaso pois estou planejando mue mochilão pela Escandinavia.
    Li o seu relato, e achei muito bom! Obrigada por compartilhar as informações ;)
    Tenho uma pergunta. Nesse passeio do 'norway in a nutshell' vc fez com as malas já que foi até Bergen? Como eu vou mochilar por 3 semanas, minha mochila não vai tão compacta. Tinha pensado em ir primeiro para Bergen e depois fazer o passeio, mas nisso eu perderia muito tempo. Dá para levar as malas no passeio?
    Desculpa perguntar por aqui.. procurei seu email aqui no blog, mas não achei.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Olá Ana!

    A regra quanto bagagem é sempre quanto menos menor kkkk, mas respondendo a sua pergunta dá sim pra fazer o passeio com malas, até mesmo porque muitas pessoas fazem o passeio já com esta intenção de sair de uma cidade e ficar na outra(eu mesma fiz isso) levei minha mala comigo.
    O chato com as malas é somente nas trocas de trens, barco e ônibus. Tenta entrar antes pra achar um bom lugar pra deixar as malas, principalmente no barco e no ônibus. Mas dá certo!! :)
    Uma ótima viagem pra vc!! Fico feliz que o post tenha ajudado!

    ResponderExcluir