sábado, 23 de março de 2019

Cracóvia - Auschwitz

Depois de 22 dias de viagem chegou a hora de visitar o último país do roteiro. A Polônia...

Cheguei na Cracóvia no final de maio/2012 por trem saindo de Praga. O tempo da viagem foi de 9 horas mais ou menos e tem a opção de trem noturno que foi o eu que escolhi. Gosto dos trens noturnos pela economia (já que não vou precisar ficar uma noite em hostel) e pela otimização do tempo, mas é bom saber que conforto não é o forte desta opção.

Peguei o trem por volta de 20:00 em Praga. O ticket do trem estava escrito todo em Checo e tive que usar minha intuição para saber qual era o número do vagão. Felizmente acertei!! Dentro do trem a cela com as “camas” tinha espaço para até 6 pessoas. Junto comigo ficaram 3 americanos e um casal de Ingleses. Sobre esta parte só posso dizer que agradeci muito por ter ficado na cama debaixo e não ter precisado escalar para chegar nas camas superiores, pois não tinha escada, o espaço era minúsculo, não cabia um corpo inteiro deitado, as pernas ficavam para fora das camas e não dava para levantar. Achei uma experiência boa porque fiquei embaixo e assim eu podia levantar e sair a vontade, mas mesmo assim evitaria passar por isso de novo.



Cabine do trem Praga-Cracóvia

Cheguei bem cedo na Cracóvia e comparado aos outros lugares que vi na Europa achei a Cracóvia simples e com um ar mais introspectivo. Fiquei no NF hostel (Kraków ul Westerplatte 7) que foi o mais próximo da estação de trem por um bom preço que encontrei na época. Não foi o melhor hostel que já fiquei, mas também não era ruim. Sem graça talvez, mas valia a pena pela localização.

Na Cracóvia os caixas eletrônicos ficam nas calçadas assim como na maior parte da Europa. Logo que desci na estação Krakow Glowny e andei até o hostel encontrei caixas eletrônicos no caminho. Meu erro foi que não calculei na moeda local o valor que precisava sacar. Por sorte tinha a opção "Em euros" então calculei o valor do hostel x 3 para saque e consegui pegar o valor em moeda local que é calculado na hora. Saiu uma bolota de dinheiro literalmente $$$

Após pagar o hostel, deixar minhas coisas e comer rapidamente peguei as informações de como ir para o passeio mais popular da Polônia. Auschwitz 1 e Auschwitz 2. Lógico que você pode comprar o passeio em uma agência de turismo, porém se preferir ir por conta existe uma lotação que saí próximo da estação de trem. A lotação se chama Oswiecim que é o nome da cidade (Auschwitz foi o nome dado pelos nazistas). A Viagem dura 1 hora e meia mais ou menos, não lembro o preço que paguei, mas mas era bem em conta e te deixa na frente de Auschwitz. Quando você desce da lotação já irá perceber um monte de pessoas (turistas) comprando ingresso para entrar.

Tem gente que marca horário para visitar (compra antecipada), mas não é necessário. Eu cheguei lá, comprei meu ingresso, escolhi a opção de idioma que queria ouvir durante o tour (não lembro quanto paguei) e esperei um um tempinho para abrir um grupo de pessoas que não haviam comprado antecipado. Dei sorte que não precisei esperar muito (uns 20 minutos talvez). 

Começa o tour e a guia contou que é neta de pessoas que viveram durante a época do holocausto. Durante alguns relatos do tour ela realmente chorava ao contar as histórias. Honestamente não é o tipo de passeio que você se empolga e saí tirando milhares de fotos. A atmosfera, o que se escuta e o que se vê, realmente traz uma certa perturbação. Lá eles guardam as roupas, as malas, os brinquedos e até o cabelos das pessoas (sim de verdade). É em uma palavra, tenso! Terminando a primeira parte do tour seguimos para Auschwitz 2 – Birkenau. Lá aprendi que muitos dos que foram presos morreram de doenças e de frio. Eu estava lá no final de maio (quase verão) e estava com um frio absurdo. Não conseguia imaginar frio mais intenso e lembrei que nem sequer era inverno.

O tour acabou e fomos liberados a ficar quanto tempo quisermos. Eu andei um pouco por lá, mas confesso que não aguentei muito tempo por conta do frio e peguei a lotação para voltar por volta de 17 horas.
Auschwitz

No segundo dia tinha planejado andar um pouco pela cidade e pegar o walking tour, mas acabei esbarrando em uma placa de uma agência com um tour que começaria em minutos então decidi fazer o tour mesmo sem saber do que se tratava e que acabou sendo uma das coisas mais fantásticas que já vi na vida! Quer saber o que era? Veja no próximo post 😊

Um comentário: