sexta-feira, 3 de junho de 2011

3 dias na Holanda

Logo que cheguei em Amsterdam encontrei um casal de amigos no portão de saída do aeroporto e fomos comprar um ticket para pegar o trem que sai do aeroporto de Schipol para Leiden. Achei um máximo ter um trem no subsolo do aeroporto!!

Quando você toma o trem na Europa geralmente você não precisa mostrar o ticket do trem pra ninguém. É! eu com meu jeito brasileiro logo pensei “já que ninguém olha não vou comprar mais”, porém minha amiga me advertiu que as vezes um fiscal aparece no trem e pede seu bilhete. Se você não tiver recebe uma multa de um valor de cento e poucos euros. Não importa se você é turista ou alguém que vive lá. A multa é para todos. (parece tolo falar sobre isso, mas é realmente muito fácil usar o trem sem comprar o bilhete porque a estação é totalmente aberta e sem catracas. Se minha amiga não tivesse me orientado provavelmente eu teria pago uma multa).
Quando chegamos em Leiden tomamos um ônibus para Katwijk (cidade onde vive minha amiga). Os preços dos ônibus na Holanda variam conforme a distância. O ônibus que eu peguei custava 4 euros. Achei caro, mas os ônibus são bonitos, confortáveis e não tem quase ninguém!
No primeiro dia conheci Katwijk, no segundo dia fui para Amsterdam e no último dia fui tomar sol na praia e visitar alguns bares em Leiden.  (fiquei com a pele ardendo de tanto sol que peguei na praia).
Gostei de Amsterdam! Existem muitos turistas e por isso é fácil achar um centro de informações e pegar um mapa. Tem muitas lojas de souvenirs com preços razoáveis comparados ao que vi no aeroporto.
Para visitar o “I amsterdam” você pode pegar um TRAM que custa 2,60 euros e se você voltar em menos de uma hora não precisa comprar outro ticket.
Não entrei no museu de Van Gogh, pois como minha viagem seria longa quis economizar, talvez na volta quando eu fizer escala eu visite os lugares que não pude ver desta vez.
Quem for caminhar por Amsterdam deve tomar cuidado com o trânsito, pois sem perceber você pode estar no meio da rua ou pode ser atropelado por um TRAM. Nada que um pouco de atenção possa precaver. 
Fui ao tão famoso “Red light district” não sei bem o que eu estava esperando, mas não achei tão diferente assim. Talvez porque eu fui de dia não sei...
O resto da cidade vi de barco. Logo quando você chega em Amsterdam você pode ver muitos barcos de turismo. Eles caminham a cidade toda e contando a história do lugar. MAS AVISO vá somente se você souber bem Inglês, Francês ou Dutch, porque caso contrário você não entenderá nada do que é contado será apenas um longo passeio.
Acredito que sem meu amigo brasileiro a minha amiga Paulien eu teria me perdido muito em Amsterdam. Além de ter sido hospede e aliás muito bem recebida na casa dela ela foi minha guia turística e tradutora, porque afinal, Dutch não é um idioma qual você entende de cara ou consegue deduzir.
Eu achei o aeroporto de Amsterdam confuso! A Paulien pegou as informações pra mim e só me deixou quando fui para o portão de embarque. 
Adorei muito e serei sempre muito grata pela hospitalidade dela e de sua família. Agora!?... vou visitar os irlandeses.

2 comentários:

  1. 0_0
    Caramba que legal!!!
    Que vontade de estar aí!
    Você esqueceu de mencionar a loja de corsets hahsahsahs
    Mas fiquei surpresa com o lance do ônibus...que diferença do Brasil hein?

    ResponderExcluir
  2. Renata, amiga!!!!! \o/
    Pensei em você essa semana, tudo bom?
    Olha eu acredito que seus cachorros esperam seu retorno sim..o caso do Hachiko no filme era um pouco diferente, mas os animais sentem mesmo nossa falta. Lembro que minha gatinha Bel sente mniha falta e eu sempre dmeoro muito para vê-la, pois ela fica no sitio do meu padrasto.
    Eu até tenho coragem de ver o filme de novo e sei que vou chorar do mesmo jeito..é por essas razões que não arrisco ver Marley e Eu..terei muitos flash-backs do meu cão...

    E como estão as coisas aí na Holanda? Se divertindo e conhecendo muitos pontos turisticos?
    Eu vi as fotos no facebook *.*
    bjs!!!!
    e espero conseguir encontrar você on no msn esse fim de semana!
    bjs

    ResponderExcluir